Buscar
  • Myrele Vettorazzi

Projeto Elétrico


Assim como os demais projetos que são necessários em uma construção, o projeto de instalação elétrica é uma etapa de extrema importância que todos os imóveis residenciais deveriam ter. Seu objetivo é muito mais que planejar o melhor funcionamento da rede elétrica, é também garantir a segurança dos moradores, a continuidade da energia elétrica, a capacidade de reserva e as condições de fornecimento. Não sabendo da importância que esse projeto tem para sua residência, muitas pessoas acabam por dispensar a contratação de um engenheiro para a elaboração do mesmo, sujeitando-se a riscos indesejáveis e consequências que poderiam ser evitadas, tais como: incêndios, choques, gastos excessivos de materiais e elevado consumo de energia.

Como uma definição mais técnica, segundo Mardey Costa, “O projeto elétrico residencial é a representação gráfica e escrita da instalação com todos os seus detalhes, como a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, etc.”, mas o que, de fato, é feito?

Um projeto de instalações elétricas exige diversas etapas. Em um primeiro momento, quando já se possui as plantas arquitetônicas do local em mãos, é feito o cálculo de quantos pontos de luz e tomadas serão necessárias em cada ambiente e, em seguida, realizamos as disposições de cada elemento. Vale ressaltar que no momento de definir o local de cada ponto de luz e de cada tomada é de suma importância contatar o cliente para ver qual a sua preferência.

Finalizando a etapa anterior, inicia-se o momento de colocação do quadro geral (QDC) e da criação dos circuitos. Com todos os circuitos criados e ligados no quadro geral, é necessário que seja feita a colocação dos eletrodutos, que são os canos por onde passará a fiação desde as tomadas e pontos de luz até o QDC. Para a finalização do projeto, basta apenas “puxar” a energia elétrica que vem da rua para abastecer seu estabelecimento. É importante lembrar que o dimensionamento de todas as tomadas, as lâmpadas, os circuitos, o quadro geral, os eletrodutos e o abastecimento que vem da rua é sempre feito concomitantemente com cada etapa do projeto que está sendo realizada.

Quando realizamos tal projeto na EJECiv, entregamos para o cliente:

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

  • Memorial Descritivo;

  • Conjunto de plantas, esquemas e detalhes que deverão conter todos os elementos necessários à perfeita execução do projeto;

  • Especificações, onde se descreve o material a ser usado e as normas para a sua aplicação;

  • Lista de Materiais, onde é levantada a quantidade de materiais.

​Está precisando de um projeto elétrico? Entre em contato conosco!

Projeto Elétrico realizado pela EJECiv


74 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle