Buscar
  • Armando Trescastro

Estruturas Mistas


As estruturas mistas possuem um história, de mais de um século, dentro da engenharia civil por todo o mundo. Através do desenvolvimento de sistemas estruturais e construtivos começaram a surgir, a partir da década de 1960, os sistemas formados por elementos mistos aço-concreto, visando aproveitar as vantagens que cada material tem a oferecer, tanto em termos estruturais quanto construtivos.

Segundo o Centro Brasileiro de Construção em aço, denomina-se sistema misto aço-concreto aquele no qual um perfil de aço (laminado, soldado ou formado a frio) trabalha em conjunto com o concreto formando um pilar misto, uma viga mista, uma laje mista ou uma ligação mista

Estando em alta hoje em dia, as estruturas mistas são soluções intermediárias e complementares, sendo elas em aço puro, concreto armado ou concreto protendido. Normalmente, as obras possuem características que justificam o uso de no mínimo uma destas soluções, mas para utilizar com certeza estes meios deve-se estar ciente dos benefícios e malefícios de cada uma destas soluções, dos sistemas construtivos necessários e do seu pré-dimensionamento.

Os benefícios que as estruturas mistas trazem dependem do material de referência a ser utilizado. No caso de usar o aço, as principais vantagens são a diminuição do peso total, redução da seção transversal dos elementos, mais rapidez na execução e melhoria na estrutura da obra. Em relação as concreto armado ou protendido, as vantagens são na melhoria a resistência ao fogo e a corrosão, diminuição do custo, aumento da rigidez, melhoria do conforto para cargas laterais e significativa diminuição de peso. As desvantagens desses tipos de estruturas é que exigem uma maior coordenação com especialidades diferentes e também do domínio de algumas tecnologias e sistemas construtivos.

Por possuir uma variedade de soluções construtivas, as estruturas mistas abrem mais portas ao mercado e permitem que em uma mesma construção possam ser utilizados componentes de aço ou mistos de aço e concreto em associações com componentes de concreto armado. Por isso, grande parte das edificações que enxergamos na nossa cidade são feitas com estruturas de concreto armado.

Fonte: www.maisengenharia.altoqi.com.br


107 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle