Buscar
  • Eduarda Durão

A importância de contratar um(a) engenheiro(a)

De forma recorrente, conhecemos pessoas com o seguinte pensamento: “vou apenas realizar uma reforma, preciso mesmo de um engenheiro?” E a resposta é sim! A própria legislação brasileira já afirma que é necessário o acompanhamento de um profissional habilitado que assine a responsabilidade técnica. Mas você sabe como isso impacta na eficiência de uma obra e na sua vida?

O custo para contratar um engenheiro não deve ser visto como uma despesa, mas sim como um investimento e uma economia, pois ele garantirá que não existam gastos supérfluos e problemas futuros. Isso se trata de otimização e planejamento, visto que são definidos objetivos e metas. Por isso, tanto em obras, quanto em reformas, a elaboração de cronogramas e a definição de prazos para o término de cada etapa é essencial para a organização como um todo.

Contratando esse profissional você poupa seus esforços e elimina a responsabilidade de fazer tudo por sua conta. Isso porque ele possui o estudo e as técnicas necessárias para delegar tarefas, tomar decisões rápidas quando conflitos surgirem e trazer o que todos querem: uma solução! E, ainda assim, você possui liberdade para acompanhar e cobrar resultados.


Ademais, não acredite na falácia de que o projeto hidrossanitário pode ser feito apenas na hora da execução. Muitos fatores devem ser considerados - e pelo engenheiro, viu?! Deixando essa função à mercê de um terceiro, sem o conhecimento adequado, sua obra pode virar uma verdadeira bagunça. Imagine: além do desperdício de materiais, pode haver ligação inadequada das redes de esgoto, improvisação na escolha de tubulações e, consequentemente, muita ineficiência e dor de cabeça.


Já para um síndico de condomínio, é de extrema importância atentar-se para os serviços obrigatórios por lei, os quais são de sua responsabilidade e alguns são executados por engenheiros. Exemplificando, o Laudo Técnico de Inspeção Predial e o Plano de Prevenção Contra Incêndio irão garantir a segurança dos moradores e evitar possíveis tragédias, como desabamentos e incêndios catastróficos.

Os mesmos devem ser assinados pelo profissional habilitado e são tão importantes que até possuem multas salgadíssimas se não forem apresentados para os órgãos públicos. Sendo assim, não há negligências: apenas segurança, planejamento e economia!


Agora que você já sabe da importância de contratar um(a) engenheiro(a), confira os serviços que oferecemos e faça seu orçamento gratuito com a EJECiv!




58 visualizações0 comentário