Buscar
  • Julia Neuenfeld

Arquitetura e Saúde – Por que contratar um arquiteto?

Atualizado: Abr 22


Em momentos como esse que estamos enfrentando no mundo inteiro, a Pandemia do Covid - 19, assuntos relacionados à saúde ganham grande destaque. Certo, mas o que a Arquitetura tem a ver com isso?

Você já parou para pensar em como grande parte da sua vida se passa dentro de espaços edificados? Pois é, visto isso, é esperado que esses espaços que você frequenta exerçam alguma influência sobre a sua vida, certo? Agora, menos óbvio que isso, é perceber o quanto eles podem interferir em você.

Para entender um pouco mais sobre como os espaços podem influenciar o seu comportamento, as suas sensações e a sua qualidade de vida, é importante pensar em como o nosso corpo percebe e interage com o ambiente. A forma como percebemos o mundo externo depende fortemente dos nossos sentidos, e é a maneira como esses são estimulados que vai definir boa parte das experiências que iremos vivenciar.

Pare e reflita: por que em alguns lugares você consegue se sentir mais relaxado que em outros? Por que em alguns espaços o seu serviço/estudo parece fluir com mais naturalidade e render mais? Por que em um shopping com diversas lojas algumas te chamam mais atenção, te fazendo entrar nelas...?

Luz, cores, texturas, proporções, são elementos que estimulam nossos sentidos e que são capazes de produzir em nosso corpo uma enxurrada de sensações e reações que afetam diretamente a forma como nos relacionamos com o espaço. A intensidade e o tipo de luz, por exemplo, podem determinar se um ambiente será mais estimulante ou relaxante, já as cores são capazes de influenciar fortemente na percepção do tamanho de um lugar, bem como de definir as emoções que ele irá despertar: como aconchego e calma, ou até mesmo tristeza e solidão.

Logo, se os espaços exercem uma interferência tão forte em nós, ao pensar em qualidade de vida, deveria ser automático pensar em melhorar os ambientes que frequentamos! Imagine poder melhorar a sua produtividade: estudando em um espaço que foi pensado para essa tarefa; melhorar a qualidade do seu sono: dormindo em um lugar que produz em você sensações de relaxamento e tranquilidade; aumentar as vendas do seu estabelecimento: oferecendo ao seu cliente um lugar em que ele encontre muito mais do que um produto, mas uma satisfação; aumentar o movimento do seu restaurante: servindo não apenas uma comida, mas sim uma experiência que faça as pessoas quererem voltar...

Enfim, esses são apenas alguns exemplos para ilustrar como a arquitetura pode influenciar a sua vida muito mais do que você imagina. Porque Arquitetura, mais do que apenas obras ou reformas, tem a ver com a psicologia humana, com o bem estar físico e mental das pessoas, com a economia e o sucesso do seu negócio, com a eficiência energética e o meio ambiente, tem a ver com a forma que você pode viver...

Por esses e tantos outros motivos, contrate um Arquiteto.

Julia Hüning Neuenfeld

#arquitetura #saúde #arquiteto #contratar #psicologia #espaço #bemestar

65 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle