Buscar
  • Myrele Vettorazzi

Automatização residencial


Seguindo a forte tendência de casas inteligentes, a automatização residencial pode ser vista cada vez mais em casas e apartamentos modernos e com preços que cabem no bolso de mais pessoas. Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Auresie), em 2012 cerca de 300 mil residências possuíam algum tipo de automatização em todo Brasil e, até 2015, esse número deveria crescer em cinco vezes.

O que é e como pode ser usada?

Conforme Hideki Hattori, da Nobel Home, a automação residencial "é a integração entre diversos equipamentos motorizados e automatizados conversando entre si" e, no momento em que temos uma casa automatizada, com um único comando é possível apagar todas as luzes de toda residência, fechar cortinas, desligar pontos de ar condicionado e gerenciar a parte de segurança e câmeras.

Onde podem ser usadas?

A instalação da automação residencial se torna muito mais fácil e prática quando a estrutura da casa ainda não está montada, ou seja, quando a casa está em construção. Dessa maneira, podemos alocar cada equipamento necessário sem precisar quebrar paredes. No entanto, em casas já construídas também é possível tal realização (a instalação de um projeto do gênero irá depender, principalmente, das condições de fiação da casa).

Aparelhos utilizados

A chegada dos smartphones e tablets causou uma revolução ao permitir a convergência de todos os controles num único aparelho portátil e móvel além da possibilidade de acesso externo, já que atualmente você pode controlar o sistema residencial de fora de casa através destes equipamentos.

Outro dispositivo bastante utilizado é a biometria, que nada mais é do que a possibilidade de controlar qualquer dispositivo através dos dedos. Além da comodidade de cadastrar uma tarefa específica a cada dedo da mão (como luzes, sistemas de áudio e vídeo e fonte de água que decora a sala), a biometria também pode proteger a casa contra a entrada de estranhos não cadastrados. Se algum estranho tentar entrar na casa com a sua própria impressão digital, uma mensagem é enviada ao celular alertando o morador do perigo iminente.

Possibilidades de automações mais usadas

Existem inúmeras formas de automatização nas residências, porém tem algumas delas são as mais procuradas pelos consumidores e serão listadas a seguir:

1. Monitoramento e abertura de portas: somente é liberada a entrada de pessoas autorizadas que possuem a senha e a biometria; as câmeras podem ser monitoradas através dos celulares e tablets.

2. Cuidado com a piscina: podemos programar para esquentar a água e ligar o filtro em intervalos programáveis. Essa automação permite a economia da energia elétrica usada pelas bombas hidráulicas além de trazer todo conforto.

3. Programação de cenários de iluminação: liga e desliga diferentes lâmpadas em qualquer cômodo da casa independente de onde esteja.

4. Controle de aquecimento e ar condicionado: normalmente esses aparelhos costumam estar vinculados com as luzes e o home theater; podem ser ligados individualmente.

5. Aquecimento do piso: acoplado a um termostato, liga automaticamente além de permitir regular a temperatura de cada ambiente.

6. Acionamento de torneiras por toque e iluminação: basta apoiar as mãos sobre a bancada da pia para que as torneiras se abram e luzes acendam automaticamente.

7. Integração total no home theater: compõe cenários com cortinas, luzes, áudio, vídeo e telefonia.

8. Acionamento da lareira a gás: as lareiras podem ser acesas por um dispositivo como celular ou tablet, até mesmo quando você estiver fora de casa.

9. Aspiração central: pontos de sucção em vários cômodos conduzem o pó aspirado, por uma rede interna de tubos, até uma central. Basta acoplar os canos aspirador ao ponto de sucção para ligar o sistema.

10. Manipulação de cortinas e persianas: podemos programá-las para escurecer salas voltadas para o sol ou abri-las de manhã.

Interação entre os celulares/tablets com os aparelhos eletrônicos residenciais

Como já mencionado anteriormente, podemos controlar a abertura das cortinas, o ligar do ar condicionado e das luzes, entre várias outras ações através de nossos celulares e tablets. Mas a pergunta é: como isso é possível? A resposta é bem simples: através de aplicativos. Existem empresas especializadas que desenvolvem aplicativos específicos para controlar tais comandos e são elas também as responsáveis pela comercialização. É importante ressaltar que o mesmo aplicativo é capaz de realizar todas as ações desejadas e seu manuseio da empresa que o desenvolve. Caso tenhamos interesse em automatizar nossa residência, é necessário procurarmos esses aplicativos para que o funcionamento de toda estrutura automatizada, pois o seu uso é imprescindível.

referência: www.g1.globo.com


65 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle