Buscar
  • Isadora Stella

Os benefícios da adoção do Lean Construction


Lean Construction, ou produção enxuta, é um método de produção que tem como finalidade aperfeiçoar todos os processos produtivos, reduzindo desperdícios de tempo, mão-de-obra e custos a fim de aumentar a eficiência e a produtividade. Surgiu na década de 1940, quando foi implementado pela Toyota, e tem atraído cada vez mais a atenção de grandes empresas que querem aumentar seus lucros ao mesmo tempo em que conquistam a confiabilidade de seus clientes. A partir da década de 90, a construção civil passou a voltar seus olhares para este novo modelo de gerenciamento que promete melhorar significativamente a eficiência do planejamento e da construção.

O Lean Construction se baseia em princípios de gerenciamento de obras que têm como objetivo contornar as deficiências do tradicional modelo de construção.

Princípios do Lean Construction

1-Reduzir atividades que não agregam valor

O processo utilizado na construção civil envolve diversas etapas até a entrega do produto final. Esse conjunto de processos é denominado de “fluxo de materiais” e envolve atividades como transporte, espera e inspeção, que não agregam valor direto ao produto final. Para reduzir o número dessas atividades, ou até mesmo eliminar aquelas que não são essenciais para a produção, explicitar todas as atividades do fluxo de materiais é um meio de detectar esforços e custos utilizados de maneira inadequada.

2- Aumentar o valor do produto de acordo com as necessidades dos clientes

O cliente é o motivo pelo qual todo o trabalho é feito. Por isso, suas expectativas devem ser alcançadas e seus desejos devem ser realizados. É de extrema importância definir claramente as necessidades do mercado e conhecer requisitos e preferências dos clientes, transmitindo tais informações constantemente aos responsáveis pelo projeto. De nada adianta construir um condomínio de boa qualidade e baixo custo em um local remoto que não atrai interesse de possíveis compradores.

3- Reduzir a variabilidade

A redução da variabilidade de processos evita a constante ocorrência de erros, assim como diminui o número de atividades que não agregam valor. Manter um padrão de execução de obras aumenta a qualidade das atividades empregadas, diminuindo o tempo necessário para a execução do projeto. Além disso, um produto padronizado traz mais segurança e satisfação ao cliente.

4- Reduzir o tempo do ciclo

Baseada no Just In Time – modelo de administração que defende a produção, transporte e compra na hora exata, sem a existência de estoque –, a redução do tempo do ciclo força a redução das atividades de fluxo. Também faz com que os erros do processo apareçam mais rapidamente, diminuindo o tempo necessário para a correção dos mesmos. Outro benefício é a maior rapidez da entrega do produto, pois faz com que os funcionários se organizem em lotes de produção menores, facilitando o trabalho das equipes no canteiro de obras. Muitas vezes atividades podem ser executadas somente após o termino de outras, retardando uma série de tarefas. Essa interdependência pode ser reduzida de uma forma que as atividades sejam executadas paralelamente, evitando o desperdício de tempo.

5- Tornar o processo mais simplificado reduzindo o número de partes

O número de partes empregadas em um processo de produção é proporcional ao número de atividades que não agregam valor. Por exemplo: o estratégico posicionamento de materiais elimina movimentações desnecessárias, evitando a interrupção de tarefas. Por isso, formas de simplificar as etapas são de extrema importância.

6- Aumentar a flexibilidade de saída

A flexibilidade de saída é caracterizada como a alteração de características dos produtos a serem entregues sem aumentar significativamente os custos. Um exemplo de sua aplicação é a tardia divisão de apartamentos que ocorrerão com a aplicação de gesso acartonado, aumentando a versatilidade do produto.

7- Aumentar a transparência do processo

A transparência tem como objetivo tornar mais fácil a identificação de erros durante o processo, disponibilizando todas as informações necessárias para a execução das tarefas. Algumas formas de aumentar a transparência: remoção de obstáculos visuais, como tapumes; uso de materiais informativos, como cartazes e sinalizações; indicadores de desempenho das equipes envolvidas.

Vale ressaltar que, para o Lean Construction ser empregado, é necessário muito planejamento e o emprego de grandes investimentos para a realização de testes. Além disso, é essencial que todas as partes envolvidas executem o método. O Lean Construction é uma abordagem filosófica, não precisando ser inteiramente empregada para se obter melhorias nos processos produtivos. Não há uma maneira correta de fazê-lo, desde que seus princípios fundamentais sejam executados.

referência: www.ocmcondominios.com.br


189 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle