Buscar
  • Nicola Peccin

O BIM e o Futuro da Construção


Como nós construíamos ontem

A construção civil antes da era digital, como todo o resto, era baseada no papel. Projetistas desenhavam, a mão, tudo que era necessário para a obra - desde plantas e elevações até detalhes técnicos como armaduras de vigas, pilares e lajes.

Arquitetos e engenheiros utilizavam as famosas canetas de nanquim para detalhar seus projetos, o que requeria uma habilidade muito avançada de desenho a mão. Qualquer erro ou mancha era catastrófica, pois significava que todo o trabalho tinha que ser refeito.

A vida dos engenheiros antes do AutoCAD

(fonte: reddit.com/r/pics - https://goo.gl/QN5A58)

Como nós construimos hoje

Então, vieram os computadores, e com eles, os softwares de desenho digital - o famoso CAD, do inglês Computer-Aided Design. A partir daí, os projetos passam a ser desenvolvidos no meio digital. Apagar uma linha tornou-se um ato simples de apertar alguns comandos.

Mas os desenhos seguem sendo apenas isto - desenhos. As linhas simplesmente passaram do papel para a tela do computador. A informação que a mesma representa (uma parede, uma barra de aço, uma anotação de medida) segue dependendo da interpretação do usuário.

Hoje, a maior parte dos projetos ainda é feita assim. Contudo, hoje vivemos em um mundo onde a eficiência é cada vez mais necessária, especialmente se quisermos viver em um ecossistema sustentável tanto ambientalmente quanto economicamente.

Como construiremos amanhã

É aí que entra o BIM. BIM significa Building Information Modelling, ou Modelagem da Informação da Construção. Essencialmente, um software BIM permite que seja criado um modelo digital inteligente da edificação. Mas o que muda?

O que muda é que agora o modelo possui informação. Uma parede no modelo sabe que ela é uma parede, sabe de que materiais ela é composta, qual seu volume, sua área de superfície, e como ela interage com outros tipos de objetos. O mesmo vale para quaisquer outros objetos - janelas, portas, pilares, vigas, tubulações - todos este objetos (ou famílias) sabem o que são, do que são feitos, e como interagem entre si.

Modelo BIM de uma casa feito no software Revit

(fonte: elaborado pelo autor)

Mas por que isso é importante?

Existem inúmeras vantagens, mas aqui vamos citar duas. Primeiro, incompatibilidades. Um dos problemas mais frequentemente encontrados em obras são incompatibilidades de projeto - um cano que passa no meio de uma viga, uma pilar que passa no meio de uma janela ou uma viga que fica pra fora da parede, e por aí vai. Estas incompatibilidades acabam por gerar desperdícios de tempo, materiais e dinheiro, além de frequentemente levar a problemas futuros. No entanto, ao se construir um modelo digital, é possível utilizar ferramentas automáticas de detecção de incompatibilidades, de forma que as mesmas são vistas e corrigidas antes mesmo de a obra começar. Mudar algumas plantas custa bem menos do que demolir uma viga ou paralisar uma obra.

Exemplo de incompatibilidade entre projetos detectada em modelo BIM

(fonte: FLACH, Elias - 2017)

Em segundo, quantitativos. Boa parte do tempo de engenheiros orçamentistas é gasto quantificando materiais para orçamento. Isso significa medir, contar, e calcular custos, manualmente. Mas, com o modelo BIM, o mesmo pode fornecer automaticamente as quantidades de material contidas nele, com uma precisão muito maior do que a de um ser humano. Isto leva a uma redução do tempo de trabalho e um aumento da precisão e eficiência dos orçamentos.

Estas são apenas duas das vantagens que o BIM oferece. A realidade é que o mesmo representa uma mudança de paradigma gigantesca para a indústria da construção civil, trazendo inúmeras mudanças na forma como projetamos, construímos e utilizamos edificações. Ainda não utilizamos muito bem a tecnologia aqui no Brasil, mas logo as vantagens do BIM ficarão tão evidentes que seu uso se tornará não apenas desejável, mas imprescindível - assim como ocorreu com o AutoCAD.

Projetos em BIM da EJECiv

Como acadêmicos e futuros engenheiros, estamos sempre na busca pelo que existe de melhor e mais avançado no ramo da engenharia civil. Somos o futuro da indústria, e cabe a nós fazer dele o melhor possível.

Desenho Arquitetônico

Layout de Cozinhas

Consultoria em reformas


0 visualização

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle