Buscar
  • Gabriela Kwasniewski

Como melhorar a acústica do seu ambiente?

Desde que nos reclusamos nas nossas moradias devido à pandemia do COVID-19, percebemos a importância de habitar em um ambiente tranquilo, que proporcione paz e conforto durante a execução de atividades cotidianas, tanto no âmbito pessoal como profissional, tendo o home office como principal produto do contexto atual.


A poluição sonora, incluindo ecos, ruídos externos e barulhos dos vizinhos são fatores que incomodam a todos e nos atrapalham constantemente. Além disso, a exposição desses sonidos em excesso pode causar problemas de saúde, que vão desde alterações do sono até mesmo hipertensão e problemas cardiovasculares.


Para solucionar esse incômodo, existem inúmeras alternativas que podem fazer com que a sua dor de cabeça vá embora!


1. Proteja as paredes contra sons externos


Trate as paredes (e as fachadas) com materiais isolantes, como lã mineral, isopor, mantas plásticas ou mantas de borracha, impedindo a entrada de som na parte interna da casa.


É possível aplicar papel ou adesivo de parede, principalmente aqueles mais grossos, para proporcionar tanto maior conforto entre cômodos da casa como para os ambientes externos.


Se as paredes de alvenaria forem finas, é possível colar placas de gesso acartonado nelas para diminuir o barulho que vem de fora do ambiente. Ademais, para se obter melhores resultados, pode-se colocar uma manta acústica entre a parede e o gesso para potencializar o isolamento.



2. Use materiais fibrosos para absorver o som


Ecos e ruídos desagradáveis dentro de casa são uma realidade comum em cômodos vazios ou ambientes com superfícies que contribuem para a reflexão de som, como vidros, porcelanatos e paredes lisas.



Para solucionar o problema faça o uso de materiais fibrosos, que têm a propriedade de absorver o som, evitando o eco. Assim, é possível filtrar e abafar os sons médios e agudos (como conversas ou gritos de crianças) e diminuir o eco, além de deixar a sua decoração mais bonita.


Exemplos de materiais fibrosos:


  • Tapetes

  • Carpetes

  • Cortinas

  • Almofadas

  • Estofados

  • Mantas

  • Puffs

  • Futons


3. Vede as janelas para evitar a entrada de som


Como o som se propaga pelo ar, deve-se evitar qualquer fresta que deixe o barulho entrar. Para isso, você pode usar um selante acústico nas rachaduras ou brechas das janelas.


Dicas:

  • Janelas com vidro de camada dupla ou tripla são ótimas para deixar a casa silenciosa.

  • Boas esquadrias para deixar tudo bem vedado e bloquear a entrada de som.



4. Utilize manta acústica para diminuir sons do andar de cima


Invista em mantas acústicas que reduzirão o ruído de impacto, como barulhos de pisada do salto alto, de quedas de objetos e o arrastar de móveis.


Deve ser utilizada uma manta acústica sob o contrapiso ou pisos mais macios, como o piso vinílico ou um forro com manta acústica no entreforro do seu apartamento. Apesar de não criar um isolamento completo, isso pode ajudar a atenuar os sons do vizinho de cima.




5. Chapas afastadas da parede


Utilizar chapas (espelho, madeira, mdf) afastadas da parede, deixando um espaço oco entre elas, é uma solução para absorver os sons mais graves (barulho de motor de caminhão e de avião), que apesar de não incomodarem tanto quanto os sons mais agudos (alarmes, ambulância e crianças gritando), têm tantos efeitos nocivos a saúde quanto os últimos.


6. Crie barreiras acústicas com plantas


As plantas, que trazem mais aconchego e têm uma função estética importante no lar, podem ser posicionadas de maneira estratégica, de modo a criar uma barreira ao local de onde vêm os ruídos externos. Além disso, uma ótima opção são os jardins verticais que, além de criarem um volume contra a fonte do barulho, absorvem o som impedindo-o de refletir.



Conte com a EJECiv para solucionar seus problemas! Trabalhamos com projetos de arquitetura de interiores nos quais é possível aplicar esses métodos de isolamento acústico para sanar a entrada de ruídos inconvenientes e criar um ambiente mais confortável e pacífico.




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo