Buscar
  • Leonardo Caye

Dicas Para Abrir um Restaurante


O ramo da alimentação vem crescendo muito no Brasil, e, consequentemente, o mercado de alimentação fora do lar também. Segundo a ABIA (Associação Brasileira de Indústria de Alimentos), a indústria de Food Service tem crescido a uma média anual de 14,2%, o que faz com que este mercado seja foco de muitos empreendedores. E para garantir um espaço neste ramo, é preciso mais que saber cozinhar: se torna necessário também prestar atenção nas leis, normas e na otimização de processos do seu estabelecimento.

Restaurante Skylab, Rio de Janeiro

(fonte: https://goo.gl/g6Ra6b)

A ideia de abrir um estabelecimento do ramo da alimentação vem com diversos desafios, tais como encontrar o imóvel ideal, tento em vista o padrão do seu negócio, o seu público alvo, e claro, uma localização que tenha um fluxo considerável de pessoas. Porém é preciso também ficar atento ao Plano Diretor da cidade e na Declaração Municipal. Estes documentos regem a configuração da cidade, onde haverá polos comerciais, residenciais, industriais, e ditam também onde podem ser abertos estabelecimentos do ramo da alimentação.

Logo após encontrar o lugar ideal, ainda há algumas burocracias e boas práticas a serem seguidas, e nesta etapa é aconselhável ter a orientação de um Engenheiro ou Arquiteto. Um dos pontos mais importantes é a segurança do seu estabelecimento, principalmente contra incêndios. Ter mecanismos e equipamentos que previnem que o fogo se alastre caso haja algum acidente é imprescindível, já que se espera um movimento considerável de pessoas nestes estabelecimentos. Para saber mais sobre projetos de prevenção contra incêndios para estabelecimentos de alimentação, clique aqui. Se quiser ler mais sobre o alvará do Corpo de Bombeiros, clique aqui.

A fim de facilitar a limpeza, garantir a segurança em relação a doenças e prevenir acidentes, os materiais que farão parte da sua cozinha também devem ser escolhidos de forma cautelosa. Além de questões mais óbvias, como não colocar materiais e equipamentos altamente inflamáveis próximos de fogões e botijões de gás, temos que atentar a alguns outros aspectos. O ambiente que você e seus clientes frequentarão tem de ser o mais limpo, arejado e iluminado possível. A escolha de materiais claros, tais como pisos e paredes, e de materiais de fácil higienização, tal como portas de aço inox, são essenciais para manter o ambiente nas condições ideais, mantendo o conforto, a facilidade de limpeza e a higienização. Estes aspectos são de alta importância, pois são os principais pontos de atenção da Vigilância Sanitária.

Cozinha com ambiente limpo, arejado, iluminado e de fácil higienização

(fonte: https://goo.gl/nztXTn)

Além da escolha dos materiais, é de extrema importância organizar os equipamentos de sua cozinha e restaurante, alocando-os da melhor maneira possível no espaço disponível. A fim de minimizar riscos e aumentar a produtividade, é necessário se ter um planejamento dos equipamentos no ambiente. Tanto no que diz respeito à estocagem, que deve ser dividida entre alimentos secos e úmidos, quanto ao fluxo entre ambientes, onde se indica o uso de portas vai-e-vem, usam-se conceitos de normas e boas práticas para otimizar o fluxo, aumentar a produtividade e a qualidade do seu negócio.

Entradas largas, a fim de evitar choques na entrada e saída de clientes, rampas de acesso, e um equipamento que por muitas vezes é subestimado, e que mantém as condições de temperatura e qualidade dos alimentos, o Pass Through, melhoram o ambiente tanto para o trabalhador, quanto para o cliente, que se sentirá confortável no seu restaurante. Se quiser saber mais sobre equipamentos e ambientes que são indispensáveis, tanto para seguir as normas, quanto para melhorar a produtividade e conforto do seu restaurante, clique aqui.


553 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle