Buscar
  • Marina Quijano Paiva

Engenharia Modular - o que é isso?

Com a chegada da pandemia da Covid-19 ao país, a cidade de Porto Alegre realizou uma obra para uma nova unidade hospitalar que será integrada ao Hospital Independência, a construção foi realizada em apenas 30 dias pela construtech catarinense Brasil ao Cubo para o combate à pandemia do coronavírus. A nova estrutura tem uma área total de 842 m² e conta com 60 leitos. A Brasil ao Cubo é uma empresa referência na área de construção modular, mas afinal que metodologia é essa e quais suas vantagens?

A construção modular une a velocidade de execução, precisão milimétrica e redução de gastos desnecessários. Consiste em uma metodologia de construção viável sob o ponto de vista técnico e econômico. Além disso, outra vantagem é que pode ser aplicado em edificações de diferentes portes e tipologias. Na atual conjuntura que estamos, dentre as preocupações da modernidade estão as questões ambientais, de produtividade e de redução de custos no setor, nesse aspecto a construção modular se mostra como uma alternativa.

A construção modular se originou entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e contribuiu de forma fundamental na reconstrução de edificações residenciais nos países destruídos pela guerra, especialmente na Alemanha pós-guerra,devido à rapidez e da redução de custos proporcionadas pela sua utilização.Desde aí, muitos estudos surgiram, aprofundando o assunto e mostrando os benefícios que a Coordenação Modular gera para a racionalização e a industrialização na construção civil em um grande número de países, sendo amplamente difundida.

Estima-se que essa modalidade de construção aumente globalmente 6% até 2022, dentre os países que lideram essa metodologia está a Suécia, onde cerca de 84% das casas construídas na nação utilizam elementos de madeira pré-fabricados. Hoje no mundo, é evidente que a construção modular e a fabricação integrada à construção desempenham um papel cada vez mais importante, mostrando-se como uma excelente solução que pode transformar a atividade de Construção Civil em um processo industrializado.



















0 visualização

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle