Buscar
  • Fernanda Ebert

Isolamento térmico: mais econômico e sustentável para a sua construção


Isolante térmico é um material ou estrutura que dificulta a dissipação do calor, evitando os extremos de temperatura, fazendo com que o seu ambiente fique mais aconchegante com as variações térmicas, garantindo a eficiência energética em toda a sua estrutura, desde o piso até o telhado, passando por paredes e fachadas. Em temperaturas mais quentes, o isolamento faz com que o calor fique na parte externa e reduz a necessidade de ar condicionado, enquanto em temperaturas mais frias, o isolamento térmico mantém o ambiente quente e evita a necessidade de uso de aquecedor, sendo uma alternativa sustentável e mais econômica. Comparado aos sistemas de ventilação convencionais, colabora com um ambiente agradável e aconchegante de forma econômica e ambientalmente correta.

Além disso, o isolamento térmico pode prolongar a vida útil da estrutura, para edificações com lajes e madeira, pois bloqueia a penetração da umidade, impedindo a propagação de mofo e bactérias.

Ao escolher o material para o isolamento térmico, deve ser levado em consideração:

  • A temperatura externa e interna desejada;

  • Quais são as fontes internas de calor (fornos, lareiras…);

  • Se a construção será residencial ou industrial;

  • O tipo de telhado;

  • Se o forro será em laje ou madeira;

  • Quais seriam seus investimentos financeiros nesse tipo de isolamento de acordo com as suas necessidades;

Os materiais podem ser facilmente encontrados na internet, junto com a sua eficiência para cada especialidade. Muitos deles podem ser eficientes tanto no isolamento térmico quanto no acústico, sendo chamado de isolamento termoacústico. Alguns exemplos são: lã de vidro, poliestireno expandido, fibra cerâmica e silicato de cálcio.

Existem diversos métodos para propiciar o isolamento térmico da edificação. Entre eles, alguns métodos que se destacam são:

  • TELHAS ‘SANDUÍCHE': Também conhecidas como “telhas termoacústicas”, proporcionam conforto térmico e acústico para o ambiente, bem como podem assumir função de divisória e vedação, principalmente nas obras que empregam o Dry-Wall e o Light Steel Frame (confira também o nosso blog sobre esse método construtivo). Por serem feitas sob medida, podem vedar fachadas e criar paredes com facilidade e apesar de possuírem um maior investimento inicial ao compararmos com modelos mais simples, contam com um elevado custo-benefício, isolando térmica e acusticamente os ambientes, garantindo uma economia a longo prazo.

(Fonte: https://goo.gl/images/xnPFVX)

  • SUBCOBERTURAS: Conhecidas como mantas térmicas ou mantas isolantes, proporcionam conforto térmico a ambientes residenciais e comerciais. Algumas contam também com o isolamento acústico, podendo impermeabilizar o telhado com mantas instaladas por baixo das telhas ou sob a cobertura, evitando vazamentos. Além disso, servem como barreira na transmissão do calor e protege o forro, a laje, o madeiramento e, principalmente, os ambientes internos de possíveis goteiras. Outra característica positiva é que a sua instalação é mais fácil, considerando os demais métodos.

(Fonte: https://bit.ly/2xhRYKt)

  • TELHADO ‘VERDE’: Funciona muito bem como isolante e também como um capacitor (dispositivo que armazena energias), absorvendo água e radiação solar. Termicamente falando, o telhado verde possui maior desempenho. Podem ser conferidas mais vantagens desse método no nosso blog sobre telhado verde.

  • VIDRO: Devido a incidência direta do sol por ser translúcido, é pouco recomendado para o isolamento por causar ofuscamento e desconforto térmico. Entretanto, quando se opta por esse material na edificação e visa-se um melhor desempenho, vidro duplo insulado é o mais recomendado, pois elimina a condensação da umidade sobre o vidro e proporciona uma maior segurança, evitando acidentes.

(Fonte: https://goo.gl/images/K8WWk1)

  • CUIDADOS NECESSÁRIOS: É recomendado que você procure um profissional da área antes de realizar qualquer alteração na sua residência ou indústria. Procure também, sempre que possível, investir em um produto de qualidade e uma mão de obra especializada no que deseja realizar, para que não tenha danos futuros no seu imóvel e nem gastos desnecessários com manutenção.


203 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle