Buscar
  • Henrique Quadros

Por que contratar um projeto com a utilização de BIM?

Partindo do começo: você sabe o que significa BIM? A sigla é a abreviação de Building Information Modeling, que em português seria Modelagem de Informações de Construção, e trata-se de uma nova tecnologia de modelagem, com a qual os projetos virtuais podem se aproximar ao máximo da realidade de construção, por conta da vasta quantidade de informações que essa ferramenta permite atrelar ao modelo.

Devido à sua capacidade de agregar informação ao modelo, a aplicação da metodologia BIM é capaz de proporcionar a compatibilização de todas as etapas de um projeto, agrupando simultaneamente os projetos: arquitetônico, estrutural e complementares em um único modelo, resultando em um projeto integrado, no qual é possível analisar todas as áreas em conjunto e prever possíveis problemas ou incompatibilidades que, sem essa ferramenta, só seriam percebidas na hora da execução.

Na prática, a maioria das pessoas que já contratou um serviço para realização de uma obra sabe como é bastante difícil de se preverem os gastos totais de uma construção, uma vez que os imprevistos durante a execução surgem, e as alterações do projeto precisam acontecer. Porém com a implementação do BIM isso se torna um pouco diferente, e os “imprevistos”, responsáveis por gastos extras ao longo do projeto, podem ser mais facilmente percebidos já nas etapas iniciais do projeto.

Como exemplificado no gráfico acima, quanto mais cedo forem detectados futuros problemas, maior será a capacidade de alteração e de resolução dos mesmos, e menores serão os custos para essas alterações. Na prática isso pode ser bem visível quando, por exemplo, mudanças no local das tubulações precisam ser feitas porque na hora da execução os projetos não ficaram completamente compatíveis. Com o projeto integrado, modelado em BIM, isso seria facilmente identificado e alterado, evitando custos e modificações posteriores.

No geral, projetos com BIM aplicado tendem a ter seu maior custo no planejamento do projeto, de modo que não aconteçam grandes imprevistos. Já o processo tradicional de construção apresenta seu maior custo na execução, que é onde serão encontradas as possíveis falhas não planejadas anteriormente.

Além disso, a produtividade aumenta, visto que a partir do projeto integrado é possível a realização de etapas do projeto de forma que os projetistas fiquem mais independentes, fazendo com que o tempo de espera no repasse de trabalho e informações sejam menores e o fluxo de produção não seja interrompido, deste modo é possível a realização de otimizações constantes, a fim de se ter a melhor base possivel para a execução da obra.

O modelo BIM ainda dispõe de quantitativos com dados automáticos, sendo possível extrair os modelos da edificação já com as informações de insumos, permitindo a extração automática de dados com alto nível de precisão. Deste modo, caso existam mudanças feitas no planejamento, já serão gerados os resultados das quantidades de materiais e serviços necessários para a obra, evitando surpresas desagradáveis no meio de sua execução.

Além de todos esses pontos positivos do uso da ferramenta, há a possibilidade de acompanhar a execução em forma cronológica, saber o que vai ser feito em cada dia de obra, qual o quantitativo de materiais será necessário para aquela semana, e esclarecer todas as suas dúvidas com base no projeto, antes da execução ser feita.

Em resumo, contratando um projeto com a utilização de BIM, você se beneficiará de um projeto sem incompatibilidades, sem estresses na execução, possuirá um melhor planejamento do canteiro de obras, um cronograma integrado e assertivo com quantitativos e dados automáticos da obra, e informações disponíveis durante todo o ciclo de vida da obra de modo transparente. Com todas essas vantagens, você está esperando o que para deixar o estresse do processo tradicional de obras de lado e desfrutar dos benefícios da tecnologia BIM?

A EJECiv já utiliza o BIM em todos os seus projetos, chama a gente pra conversar!

58 visualizações

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle