PPCI para Eventos

January 23, 2019

          Desde o ano de 2004, shows, feiras, circos e afins devem elaborar um Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), que varia de acordo com a proposta, tamanho e local do evento. Conforme a legislação vigente no Rio Grande do Sul, todo evento onde há aglomeração de pessoas, deve possuir o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI) - documento que comprova que o local de realização possui condições seguras para abandono em caso de pânico, acesso fácil para os integrantes do Corpo de Bombeiros, além de equipamentos para combate a incêndio. Para que o mesmo seja autorizado, é preciso encaminhar o projeto para avaliação do Corpo de Bombeiros com até dez dias de antecedência da abertura do evento.

            Vale ressaltar que existem circunstâncias em que os eventos são classificados como de “Baixo Impacto”, fazendo com que o PPCI temporário possa ser dispensado. Tais casos são de: eventos com previsão de público de até 250 pessoas; eventos que sejam atividades secundárias em edificações permanentes, sem modificações que alterem a eficiência das medidas de segurança contra incêndio e pânico; feiras e assemelhados ao ar livre, com previsão de público de até 1.000 pessoas.

            Segundo o Major Jeferson Ecco, pedidos de avaliação para PPCIs de eventos temporários são tratados como prioridade. Ecco ainda ressalta que o PPCI do evento difere do PPCI do local onde este será realizado e que os principais itens que costumam ser reprovados na avaliação feita são problemas com a iluminação e saídas de emergência.

            No caso da iluminação, conforme a norma ABNT NBR 13434, eventos temporários sem atividades entre as 18h e 06h, é dispensada a instalação de iluminação de emergência, devendo ser utilizada a sinalização de segurança contra incêndio e pânico. Além disso, A iluminação de emergência de balizamento deverá ser mantida permanentemente acessa durante o horário de funcionamento da edificação ou estrutura.

            Outro fator, além dos citados pelo Major Ecco, que são de extrema importância para a segurança de todos os presentes no evento, são os extintores de incêndio validados - extintores de pó químico “ABC”, que são capacitados para toda e qualquer situação. Existem também diversas normas que devem ser atendidas na realização do projeto de PPCI, especificando desde como devem ser compostas as placas de saídas de emergência até as larguras mínimas que as arquibancadas devem possuir, como mostradas na Figura 1.

 

Figura 1 – Especificações das arquibancadas

 

         A EJECiv tem como um dos seus serviços a elaboração de PPCI, bem como se disponibiliza para realizar vistorias técnicas que o projeto demanda, efetuando medições no terreno e retirando as demais informações necessárias, entregando ao cliente o que ele precisa para poder garantir um evento tranquilo e seguro para todos. Para saber um pouco mais sobre o processo de regularização nos bombeiros e em qual medida o seu empreendimento se encaixa, acesse aqui.

 

 

 

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