Vidro Estrutural

February 6, 2019

               Com a atual preocupação da sociedade com questões ambientais, arquitetos vêm em busca de modelos de construção mais sustentáveis para colaborar com essa questão. Como uma alternativa que vem crescendo a cada dia, o vidro como elemento estrutural está sendo cada vez mais difundido em projetos arquitetônicos, visto que é um material 100% reciclável e que possibilita a iluminação natural do ambiente. No entanto, o uso do vidro como parte da estrutura é um desafio muito grande aos engenheiros civis que irão realizar o projeto, pois é um material frágil, com baixa ductilidade, apresentando ruptura sem aviso prévio.

               Segundo o Engenheiro Maurício Margaritelli, o vidro é reconhecido como elemento estrutural quando é capaz de substituir estruturas de suporte de fachadas em concreto e aço. Ao resistir aos esforços de vento e peso próprio da fachada, condição obtida através de colunas e vigas de vidro ou de cabos de aço, o material em questão comporta-se estruturalmente na edificação. Porém, apesar de toda dificuldade de sua utilização, o vidro é um ótimo isolante térmico e elétrico e tem vida útil de no mínimo 4 mil anos, mesmo que submetido a processos de desgaste intensos em sua fabricação.

               Sabendo a importância ambiental e outros benefícios da utilização do vidro como estrutura, existem alguns cuidados que devem ser tomados ao realizar esses projetos, levando em consideração as propriedades químicas e físicas do vidro. Como o vidro é um material mais frágil que os convencionais utilizados, há a necessidade, principalmente, de um aumento do coeficiente de segurança da edificação. Segundo o engenheiro Mauricio Margaritelli. “Em uma obra de piscina em vidro, onde há grande pressão sobre o material, trabalha-se com fator de segurança 4, ou seja, há uma resistência quatro vezes maior à tensão a que está submetido. Para fachada convencional, é possível pensar em fator de segurança de 60%. Já para as colunas, o mínimo tem que ser de 100% e estarão submetidas à metade da força a que resistem. E nas vigas, o mínimo é 3, segurança que está acima das cargas estipuladas por normas técnicas”.

 

Cúpula de Vidro da Apple, Nova York                                                                         

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 18, 2019

May 14, 2019

April 25, 2019

April 18, 2019

February 21, 2019

February 6, 2019

Please reload

Leia também

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle