Projeto Elétrico

February 21, 2019

           Assim como os demais projetos que são necessários em uma construção, o projeto de instalação elétrica é uma etapa de extrema importância que todos os imóveis residenciais deveriam ter. Seu objetivo é muito mais que planejar o melhor funcionamento da rede elétrica, é também garantir a segurança dos moradores, a continuidade da energia elétrica, a capacidade de reserva e as condições de fornecimento. Não sabendo da importância que esse projeto tem para sua residência, muitas pessoas acabam por dispensar a contratação de um engenheiro para a elaboração do mesmo, sujeitando-se a riscos indesejáveis e consequências que poderiam ser evitadas, tais como: incêndios, choques, gastos excessivos de materiais e elevado consumo de energia.

             Como uma definição mais técnica, segundo Mardey Costa, “O projeto elétrico residencial é a representação gráfica e escrita da instalação com todos os seus detalhes, como a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, etc.”, mas o que, de fato, é feito?

          Um projeto de instalações elétricas exige diversas etapas. Em um primeiro momento, quando já se possui as plantas arquitetônicas do local em mãos, é feito o cálculo de quantos pontos de luz e tomadas serão necessárias em cada ambiente e, em seguida, realizamos as disposições de cada elemento. Vale ressaltar que no momento de definir o local de cada ponto de luz e de cada tomada é de suma importância contatar o cliente para ver qual a sua preferência.

          Finalizando a etapa anterior, inicia-se o momento de colocação do quadro geral (QDC) e da criação dos circuitos. Com todos os circuitos criados e ligados no quadro geral, é necessário que seja feita a colocação dos eletrodutos, que são os canos por onde passará a fiação desde as tomadas e pontos de luz até o QDC. Para a finalização do projeto, basta apenas “puxar” a energia elétrica que vem da rua para abastecer seu estabelecimento. É importante lembrar que o dimensionamento de todas as tomadas, as lâmpadas, os circuitos, o quadro geral, os eletrodutos e o abastecimento que vem da rua é sempre feito concomitantemente com cada etapa do projeto que está sendo realizada. 

             Quando realizamos tal projeto na EJECiv, entregamos para o cliente:

  • ART (Anotação de Responsabilidade Técnica);

  • Memorial Descritivo;

  • Conjunto de plantas, esquemas e detalhes que deverão conter todos os elementos necessários à perfeita execução do projeto;

  • Especificações, onde se descreve o material a ser usado e as normas para a sua aplicação;

  • Lista de Materiais, onde é levantada a quantidade de materiais.

Está precisando de um projeto elétrico? Entre em contato conosco!

 

 

 Projeto Elétrico realizado pela EJECiv

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 18, 2019

May 14, 2019

April 25, 2019

April 18, 2019

February 21, 2019

February 6, 2019

Please reload

Leia também

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle