Sistema construtivo concreto PVC

November 26, 2018

 

O que é?

 

            O concreto PVC é um sistema modular composto por diferentes perfis vazados de PVC, que são acoplados entre si por encaixes “fêmea e fêmea” unidos por perfis “chaveta”. Para a utilização desses sistemas nas construções, os perfis são encomendados sob medida de acordo com a necessidade do projeto, e, após instalados no local desejado, são preenchidos com concreto e aço estrutural. Segundo o gerente comercial e de marketing da Global Housing Internacional, Giovani Luiz Mendel: “As formas de PVC ficam incorporadas às paredes, com armaduras de espera para vergas, contravergas e contas, preenchidas com concreto de alto desempenho resultando em uma solução de elevada resistência, cumprindo as funções de acabamento final e de proteção do elemento estrutural”. Tal tecnologia pode ser adotada em qualquer uma das oito zonas bioclimáticas brasileiras, sendo indicada para a produção de paredes estruturais para casa isoladas ou geminadas, térreas ou assobradadas.

 

 

● Características

 

            Já foram realizadas avaliações por uma Instituição Técnica credenciada pelo Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (Sinat) que comprovam que os painéis de PVC usados nesse sistema construtivo atendem às condições de conforto térmico, acústico e segurança contra o fogo, bem como são resistentes à ação de fungos, à maioria dos agentes químicos e às intempéries, reduzindo a necessidade de manutenção das paredes.

            Além dos perfis de PVC serem fabricados sob medida para cada projeto, a infraestrutura das instalações elétricas já vem embutida, as instalações hidráulicas podem ser montadas na fábrica e, após a conclusão do imóvel, o sistema ainda permite a aplicação de diversos revestimentos, como cerâmica, textura, reboco, massa corrida ou pintura e, além disso, atende aos requisitos da norma NBR 15.575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho.

            Para esse tipo de construção, temos que ter características especificas para cada material: os perfis de PVC adotados têm em torno de 1.567kg/m³ e resistência Charoy de 14,5kJ/m²; já o concreto empregado no preenchimento possui resistência igual a 20 Mpa, podendo ser modificado com aditivos plastificantes para adquirir uma maior fluidez (com slump de 21 cm podendo ter uma variação para mais ou para menos de 3 cm) e trabalhabilidade, eliminando a necessidade do uso de vibrador (vale ressaltar que a tecnologia não aceita o uso desse equipamento, que poderia romper as nervuras dos perfis).

 

Vantagens

 

1. Sustentabilidade – além do uso mais eficiente de recursos (redução de 27% no consumo material e aumento de 75% na economia de água e energia na obra) e a minimização da geração de resíduos (redução de 80% de desperdício), os perfis de PVC também são considerados sustentáveis por serem 100% recicláveis e porque os poucos resíduos que são gerados na fabricação podem ser recicláveis.

 

 

2. Agilidade – conforme Vilmar Doredson Bertoldo, gerente comercial da Bazze (indústria de perfis de PVC): “O tempo de execução é três vezes menos que a alvenaria convencional e não existe resíduos de obra nessa etapa pois o PVC vem cortado de fábrica”. Além disso, uma casa popular de 43m² pode ser construída em 8 dias se tivermos uma equipe bem treinada e que conheça os procedimentos.

 

 

3. Menos mão de obra – como as paredes já vem prontas de fábrica (industrialização do canteiro de obra), ocorre uma significativa redução trabalhista em relação ao sistema convencional – que é artesanal – pois diminui o número de funcionários necessários.

 

 

4. Maior produtividade – “O fato de o desenho já estar definido e as paredes virem prontas de fábrica permite o melhor manuseio do material, reduz impacto e desperdícios e eleva a produtividade, pois a obra já se inicia no canteiro com um passo à frente. Além disso, é mais fácil controlar o material que será usado na obra para preencher as paredes”, afirma Miguel Bahiense, presidente do Instituto de PVC. Com base na execução de uma casa de 43 m² construída com esse sistema construtivo, a produtividade estimada é de 2,41Hh/m², com um prazo de execução de 12,9 dias. Os painéis de uma casa, por exemplo, podem ser montados e travados por quatro pessoas em apenas um dia de trabalho, possibilitando a concretagem logo no dia seguinte.

 

● Preço

 

            Em geral, as paredes vazias em PVC são um pouco mais caras que as de alvenaria estrutural, custando, em média, R$ 140,00 o m². No entanto, pelo processo ser mais ágil, ter menos desperdício, maior economia de água e energia e menor mão de obra, o valor final desse sistema de construção fica muito mais barato. Estima-se que nos últimos cinco anos, mais de 150.000 m² foram construídos em concreto PVC no Brasil. Como nesse sistema construtivo os painéis da estrutura chegam prontos no canteiro, ele assume o papel de industrializar a bota, tornando-a cada vez mais, não uma construção, mas uma montagem, aumentando em até 7% a área útil no projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

referência: http://www.cimentoitambe.com.br/tecnologia-concreto-pvc-se-propaga-no-brasil/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 18, 2019

May 14, 2019

April 25, 2019

April 18, 2019

February 21, 2019

February 6, 2019

Please reload

Leia também

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle