Construção em madeira sem pregos ou parafusos

January 21, 2019

  A técnica de construção sem uso de parafusos ou pregos consiste no encaixe de peças de madeira devidamente entalhadas. Mas, de onde veio? Essa técnica era muito utilizada por japoneses, que desenvolveram uma série de intertravamentos para conectar madeiras, estruturas e vigas. Durante anos, esse conhecimento foi passado de geração para geração como um segredo de família, consequentemente se tornando parte da cultura japonesa; inclusive, muitos templos no Japão foram construídos dessa forma, como o templo Kiyomizu-Dera que tem mais de 380 anos e ainda está intacto!

 

  Hoje em dia, existem muitos métodos de intertravamento no tratamento da madeira, inspirados nesta técnica antiga, que, se bem articulados, não exigem nenhuma outra forma de fixação - como uma cola de madeira que poderia ser usada para reforçar conexões. O conceito inovador Brickwood, que é um destes métodos, consiste em empilhar tijolos de madeira, visando uma construção rápida e fácil: em apenas dois dias é possível construir uma casa simples, de pequeno porte, que tem uma vida útil de 50 anos.

 

  O principal benefício deste tipo de construção é a praticidade. Com a tecnologia que temos, todas as peças de uma construção podem ser desenvolvidas em 3D no computador e podem ser encaixados como peças de um jogo de Lego. O material para a construção é entregue em um kit e inclui um guia de instruções, com dicas de manutenção dos materiais e da moradia; perfeito para quem quer participar ativamente da construção de sua casa ou procura um resultado mais rápido. Parece um sonho!

 

  O melhor de tudo é que, além de prático, é ecológico. Esta técnica reduz, e muito, o uso energético e a quantidade de resíduos provenientes da obra. O ajuste hermético dos tijolos de madeira também faz com que a construção atenda aos padrões de eficiência energética, proporcionando a economia de energia

 

 

   Apesar de apresentar múltiplos benefícios, a construção baseada em encaixe de madeiras não é amplamente utilizada por ser bastante complexa em sua confecção, demandando um alto nível de precisão e dedicação, o que aumenta o custo financeiro investido na construção de uma casa. No entanto, uma construção em madeira que não utiliza pregos nem parafusos, com resultados rápidos, que minimiza a agressão ao meio ambiente - tão crítica na área da construção civil - e que visa praticidade e durabilidade, têm seu valor.

 

referência: https://blog.udemy.com/types-of-wood-joints/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 18, 2019

May 14, 2019

April 25, 2019

April 18, 2019

February 21, 2019

February 6, 2019

Please reload

Leia também

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle