A importância de um bom projeto de iluminação para o seu empreendimento

October 23, 2018

    A iluminação residencial, em geral não constitui problema de difícil solução, pois os cômodos, em muitos casos, possuem tamanho reduzido e providos de amplas janelas que lhes asseguram uma boa iluminação natural durante o dia. À noite, uma lâmpada ou um grupo delas de potência adequada asseguram ao local uma iluminação eficiente para as tarefas domésticas.

 

  Entretanto, os empreendimentos comerciais constituem um problema mais complexo, cuja solução exige um estudo mais minucioso. Esses empreendimentos, voltados à atividades comerciais ou de negócios, requerem uma iluminação adequada, tanto natural quanto artificial, que não prejudique a visão e que contribua para a eficiência da atividade ali realizada.

 

   A luminotécnica propõe determinar em que proporções a luz artificial deve complementar a iluminação natural durante o dia, e como a primeira deve substituir a última nas horas de trabalho noturno. Os meios de iluminação natural, como janelões e claraboias, proporcionam uma iluminação razoável nos escritórios, restaurantes, cozinha industrial, sendo, porém, deficiente em dias nublados ou a noite. Portanto torna-se indispensável a iluminação artificial para compensar essa deficiência.

 

   Quando as salas recebem luz de janelas laterais, não consegue-se iluminação uniforme porque a iluminação diminui rapidamente para além da metade das salas. Aqueles que trabalham, colocados a 6 metros das janelas, recebem em média 50 lux¹ de iluminação no plano horizontal de trabalho, enquanto seus companheiros, que estejam próximos a janela chegam a receber 1000 lux ou mais.

 

Vantagens de uma boa iluminação:

 

    A iluminação é um fator essencial para os empreendimentos comerciais em geral, pois dela depende em grande parte a boa qualidade dos produtos. Em resumo as vantagens de uma boa iluminação podem ser:

 

1) Aumento da produção;

2) Diminuição dos refugos;

3) Melhoria da qualidade de produtos;

4) Redução de acidentes;

5) Melhoria na condição de trabalho para a(o)s operadora(e)s;

6) Diminuição da fadiga;

7) Possibilidade de trabalho independente da luz do dia;

8) Facilidade de supervisão.

 

 

 

¹ a unidade de iluminamento é o lux e corresponde ao iluminamento que se obtém sobre uma superfície de 1 m². O produto do iluminamento (lux) em uma superfície pela área da mesma é o fluxo luminoso expresso em lumens.

 

Precisando de um Projeto de Iluminação para o seu empreendimento? Entra em contato conosco!

 

 

 referência: https://www.pexels.com/@colour-creation-28649

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 18, 2019

May 14, 2019

April 25, 2019

April 18, 2019

February 21, 2019

February 6, 2019

Please reload

Leia também

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle