Casas Container – uma nova abordagem habitacional

December 20, 2017

     As casas em container são um ícone da modernidade, mas essa ideia é bem mais antiga do que parece. Foi em 1987 que Phillip Clark registrou a patente da ideia de casas containers. Phillip acreditava que containers serviriam como a perfeita matéria prima para a construção de casas modulares.

 

       Mas porque essa “moda” de construção de casas container surgiu?

 

    Nos EUA, por exemplo, eles importam containers muito mais do que exportam, ou seja, chegam mais containers do que saem. De acordo o Departamento de Transportes Marítimos dos EUA de 2008-2012 por volta de 17 milhões de TEUs (um TEU equivale a um container de 20 pés) são importados por ano dos quais apenas 11 milhões são exportados. Fazendo uma conta simples “sobram” 6 milhões de containers. Claro que muitos são exportados a fim de que sejam reutilizados, mas muitos também acabam ficando por lá. E o que fazer com eles?

 

      Reciclar? Já pensou na quantidade de energia necessária para reciclar um container? Por exemplo, um de 40 pés pesa em media 4 toneladas. Derreter tudo isso de aço gasta por volta de 8000kWh. Já transformar um container do mesmo tamanho em algum tipo de habitação gasta em media 400kWh. É uma economia de 95% de energia!

 

         Com os números muito a favor desse tipo de construção, que é econômica, ecológica e mais rápida de ser executada em comparação com as construções convencionais, da para entender porque essa moda pegou.

 

 

         Essa empresa Americana chamada Honomobo envia essas casas já prontas. Eles contam que em apenas 10 semanas a futura casa do cliente já pode ser enviada.

 

          Um exemplo mais “próximo” é a hambúrgueria Madero que tem muitas de suas franquias construídas com essa mesma ideia, algumas dessas aqui mesmo em Porto Alegre – RS.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

June 18, 2019

May 14, 2019

April 25, 2019

April 18, 2019

February 21, 2019

Please reload

Leia também

CONTATO

Av. Osvaldo Aranha, 99
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

ejeciv@ejeciv.com.br

Tel/Whatsapp: (51) 98446-5417

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle